CONHEÇA - Localidades
 
 

LOCALIDADES
CASIMIRO DE ABREU

A cidade de Casimiro de Abreu, é a terra do poeta, que deu nome a cidade. Sua importância na história e literatura brasileira se deve ao seu estilo gótico, sendo o único escritor representante deste gênero. A cidade cresceu no entorno da BR 101 e possui boa infraestrutura com hotéis e restaurantes. Seu crescimento, não alterou as características deste povo hospitaleiro, nem a cultura, tipicamente rural. É na zona rural, sobretudo na serra, que estão os tesouros deste município, do qual a Ecoestrada Serra Mar corta grande parte. Além de belos poços e cachoeiras de águas limpas, a preservação da Mata Atlântica em equilíbrio com a produção agrícola é um exemplo.A terra do poeta destaca-se pelo seu grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo e esportes radicais. Também é em Casimiro de Abreu que a serra encontra a planície litorânea. O visitante pode se inspirar, assim com o poeta Casimiro de Abreu, nas belezas naturais desta terra, para conhecer entre outros atrativos, o projeto de preservação do Mico Leão Dourado, ou parque ecológico Pai João.
BARRA DO SANA

A pequena Barra do Sana é o portal de entrada para a conhecida Sana. A Barra do Sana, situa-se entre a Ecoestrada Serra Mar e o Rio Macaé. Pequenas pousadas ou casinhas para alugar estão disponíveis para aqueles que procuram por paz, sossego e querem ficar literalmente no meio do caminho, sem necessariamente ficarem longe de um centro um pouco maior como Sana ou a cidade de Casimiro de Abreu.
SANA

A conhecida Sana é uma vila, escondida entre as montanhas, é um local alternativo e ecológico. Com 109 anos, foi redescoberta no início dos anos 90 e vem despertando interesse, sobretudo pelos seus atrativos naturais como o Pico Peito do Pombo que fica a 1.400 metros de altitude e inúmeras cachoeiras. Sana oferece ao visitante, além de contato com a natureza, uma boa gastronomia, música, eventos, cultura, artesanatos e pousadas aconchegantes.
SÃO ROMÃO

São Romão é mais um pequeno recanto ligado pela Ecoestrada Serra Mar. Algumas casas típicas da região que ainda guardam traços de uma arquitetura rural, feitas de taipa, são registros da história da região e da vida simples do povo que a desbravou. São Romão tem um grande potencial para o turismo rural, através de suas plantações e sua gente simples.
CASCATA

A pequena Cascata, assim foi batizada, devido a uma grande queda no rio Macaé, que forma uma cachoeira de aproximadamente 30 metros de altura e de águas agitadas. A queda também é conhecida como Cachoeira da Fumaça, porque ao cair, suas águas chocam-se com as pedras formando uma neblina constante, que sobe ao céus, como se fosse fumaça. Este espetáculo pode ser apreciado, especialmente nos meses de verão, quando há mais água no rio. Na vila de Cascata também pode-se encontrar hospedagem e bons pontos para um mergulho no rio Macaé.
SANTA LUZIA

A localidade de Santa Luzia, vem crescendo acompanhando o desenvolvimento da Ecoestrada SerraMar. Dizem que seu nome está relacionado uma fonte de água, batizada com o nome da santa, para o qual o proprietário das terras fez uma promessa e foi atendido ao beber da água, recuperando a saúde. Também é conhecido como ponte de Santa Luzia, por causa da ponte que cruza o rio Macaé, na divisa dos municípios de Nova Friburgo e Casimiro de Abreu. Nesta localidade também se encontra pousada e restaurante.
TOCA DA ONÇA

Toca da Onça é uma pequena localidade próxima a Lumiar. O destaque é o Poço Grande, formado pelo Rio Bonito. O poço forma uma enorme piscina natural. O local é muito agradável e relaxante,ideal para um banho de rio, piquenique e belas caminhadas. A cachoeira Toca da Onça é uma atração imperdível.
LUMIAR

Lumiar surge com os primeiros colonos suíços e alemãs que chegaram no Brasil. Até os dias de hoje, a presença dos descentes dos colonos é uma das características marcante da região. Na década de 70, Lumiar se transformou em um reduto dos hippies. Atualmente, o ecoturismo e os esportes radicais, esboça um novo contorno à localidade. São várias opções de passeios e atividades, por trilhas cachoeiras e montanhas. Lumiar conta com boa infrestrutura de alimentação e hospedagem.
BOA ESPERANÇA

A localidade de Boa Esperança tem entre outros atrativos, o cânion Indiana Jones e uma cachoeira. A sensação de entrar por dentro do rio no cânion estreito que tem algumas pedras suspensas é que as paredes vão se fechar, lembrando algumas cenas dos filmes de ficção de Indiana Jones, e por isso mesmo, assim foi batizado. Boa esperança é um lugar charmoso e de gente hospitaleira, em sua maioria descendentes de colonizadores.
SÃO PEDRO DA SERRA

São Pedro da Serra, os colonos suíços foram os pioneiros na ocupação das terras e o nome do lugar foi escolhido em homenagem ao Imperador D. Pedro I. Em agradecimento o Imperador presenteou o povoado com um sino, no qual está gravado seu brasão. O sino encontra-se até hoje na igreja do santo padroeiro, São Pedro. Música, gastronomia, artesanato, cultura e o clima frio são as atividades em destaque, neste lugar, cheio de energia.
SANTIAGO

Na localidade de Santiago, próxima a Lumiar, fica mais uma opção de passeio e contato com a natureza. A Cachoeira das Andorinhas e o Poço Quadrado são lugares ideais para uma caminhada, banhos, piqueniques e para curtir a tranqüilidade e belezas da Mata Atlântica.
RIO BONITO DE CIMA

Rios matas, ar puro e muita tranqüilidade. Rio Bonito de Cima está dentro da área de proteção ambiental de Macaé de Cima, a segunda maior do estado com 35 mil hectares. Muitas trilhas e gastronomia típica, com destaque para a pizza de inhame. Caminhar pelas inúmeras trilhas é uma das atividades mais recomendadas para se fazer em Rio Bonito de Cima.
MACAÉ DE CIMA

Macaé de Cima é uma área de proteção ambiental onde se encontra a nascente do rio Macaé. A Mata Atlântica preservada, os rios de águas cristalinas, fazem deste lugar um santuário ecológico, que tem como principal função proteger nascentes de água e espécies ameaçadas de extinção. A localidade de Macaé de Cima, proporciona ao visitante esta interação com uma natureza preservada, quase intocada. Por causa de suas águas frias e limpas é um dos poucos rios brasileiros que habitam trutas, que foram introduzidas acidentalmente e para onde cada vez mais se dirigem interessados em pesca esportiva.
CIDADE DAS PIRÂMIDES

A Cidade das Pirâmides é um condomínio residencial localizado entre Mury e Lumiar. Recebeu este nome porque todas as casas tinham seus telhados em forma de pirâmides para canalizar energias e dizem que o avistamento de OVNS na região é constante. Suas ruas recebem nomes bem peculiares, como Alameda dos Extraterrestres e Rua Vênus.
STUCKY

O aprazível Vale do Stucky é uma localidade rural que também possui várias opções de trilhas e caminhadas. Ideal para quem busca contato com a terra e pretende estar em um ambiente bucólico e acolhedor.
MURY

Mury é um saboroso circuito gastronômico. Essa é sem dúvida, a melhor definição para este lugar, cheio de restaurantes charmosos. A culinária pode ser típica ou internacional, mas sempre é um convite para reunir amigos em torno de uma boa mesa recheada de bons papos, vinhos e belisquetes. Simples ou refinados os restaurantes de Mury são sempre muito aconchegantes.
 

dape